Connect with us
Anúncio

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Itapuã é alvo de operação especial de limpeza na praia

Published

on

Para despertar a conscientização ecológica e cidadã da população com a coleta do lixo nas praias, uma ação especial foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), na praia de Itapuã, e contou com a comunidade e escolas de bairros vizinhos. A iniciativa foi promovida através da junção dos projetos “Jogando Limpo com a Praia”, do Salvador Norte Shopping, e “Operação Praia Limpa”, desenvolvido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), e integra as ações da Prefeitura em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (6).

Para a ação, foram disponibilizados agentes de limpeza e a equipe de educação ambiental esteve presente para dar orientações aos membros da comunidade, além de estudantes da Escola Municipal Raymundo Lemos de Santana, localizado no bairro do Cassange, que participaram da campanha. Foram distribuídas sacolas biodegradáveis e lixeiras de carro para contribuir na conservação dos materiais descartados. Nos primeiros meses desse ano, foram recolhidos pelo órgão municipal 4,5 mil toneladas de resíduos nas praias.

“A Limpurb trabalha para garantir um serviço de limpeza urbana eficiente com o objetivo maior de promover a saúde da população e o cuidado com o meio ambiente. Ações como essas são importantes para mostrar o impacto que o descarte irregular de resíduos pode trazer para toda a sociedade e também para a vida marinha. Essa ação é em comemoração à Semana do Meio Ambiente, mas é preciso que a consciência ambiental nos acompanhe durante todos os dias. Só assim teremos uma cidade mais limpa e melhor para se viver”, pontua o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira.

O coordenador de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Fabiano Mehmeri, ressalta a importância da parceria com a administração municipal. “Através das secretarias de Cidade Sustentável (Secis), Educação (Smed) e a Limpurb, estamos conseguindo fazer mais uma edição do projeto, fazendo com que a comunidade ajude a manter a praia limpa e com isso, gerando uma série de benefícios para os cidadãos”, destaca.

Para a professora da Escola Municipal Raymundo Lemos de Santana, Cristiane Medina, a iniciativa ajuda a despertar a consciência das crianças de forma prática. “Com essa atividade, as crianças vão aprendendo de forma prática a despertar a consciência ecológica de manter a praia limpa de forma prática. Em sala de aula já abordamos esse assunto diariamente para que, no futuro, eles possam conscientizar outras pessoas”, conta.

A ação chamou a atenção dos membros da comunidade que elogiaram a iniciativa, dentre eles o aposentado Sérgio Espínola, 59 anos, que diariamente aproveita para caminhar nas proximidades da praia de Itapuã. “É uma iniciativa válida porque, com a conscientização ambiental das pessoas, a praia vai estar limpa e mais pessoas vão poder desfrutar da beleza que o local proporciona”, conclui. A ação também contou com a presença do titular da Secis, André Fraga.

Balanço – Em todo o ano de 2017, a Limpurb recolheu mais de 14 mil toneladas de resíduos nas praias de Salvador entre São Tomé e Ipitanga. Entre as praias que mais acumularam resíduos estão o Porto e Farol da Barra, Piatã, Itapuã, Cantagalo e Tubarão. Todas elas já receberam a Operação Praia Limpa em ações realizadas desde o início do ano.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Prefeitura remove invasão em área pública no bairro de Piatã

Published

on

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou, nesta quarta-feira (15), mais uma operação de fiscalização removendo uma invasão localizada em área pública na Rua da Gratidão, em Piatã. Na ocasião, foram retiradas mais de 30 demarcações de terras e 45 barracos de madeira desabitados. A ação está respaldada no Código de Polícia  Administrativa ( Lei nº 5503/99).

De acordo com o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, 15 caminhões auxiliaram na remoção dos materiais e na limpeza da área. “O local é uma área pública e vinha recebendo diversas denúncias dos moradores do bairro de Piatã, e o poder público tem o dever de manter o ordenamento da cidade e de preservar o uso legal de áreas públicas”.

A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Municipal, Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e Transalvador. A Sedur destaca que já havia realizado ação de fiscalização no dia 27 de julho, com remoção de demarcações de terras. A fiscalização no local será permanente.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Viatura da Polícia Civil capota em Pirajá

Published

on

Uma viatura da Polícia Civil capotou após um acidente, na manhã desta segunda-feira (13/8), na ladeira de Campinas de Pirajá, em Salvador.

Informações preliminares dão conta de que o acidente ocorreu por volta das 9h. Dentro da viatura, pertencente à Central de Flagrantes, estavam dois agentes, que já foram retirados e sem ferimentos.

Ainda não se sabe a causa da capotagem, nem a identidade dos agentes.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Homem morre após atirar contra helicóptero da PM em Águas Claras

Published

on

Caso ocorreu no sábado (11), na localidade conhecida como Labirinto, no bairro de Águas Claras (Foto: SSP/ Divulgação)

Um homem  morreu em confronto com a PM, na tarde de sábado (11), no bairro de Águas Claras, em Salvador. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Jonatas dos Santos Martins estava na Rua Elísio Medrado, com outros homens armados, que, ao avistarem os policiais, airaram e fugiram. Ele foi seguido pelo helicóptero da PM e continuou atirando. Os policiais revidaram e o suspeito acabou baleado. A aeronave não foi atingida por nenhum disparo.

Jonatas chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Eládio Lasserre, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, segundo a SSP, foi encontrada uma pistola calibre 40, pertencente a PM baiana. O caso foi registrado na Corregedoria da corporação, que vai apurar como a arma foi parar na mão de Jonatas.

Conforme a Secretaria de Segurança, o cerco ao grupo criminoso em Águas Claras foi feito na localidade conhecida como Labirinto após denúncias e mapeamento da região.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região