Connect with us
   

CAJAZEIRAS E REGIÃO

‘Pulo do Gato’ prepara alunos da EJA em Cajazeiras para Exame Nacional de Certificação

Passar em um concurso público, cursar uma faculdade ou simplesmente dar um futuro melhor aos filhos. Esses são apenas alguns dos sonhos dos educandos que tentam concluir os estudos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Educação de Salvador. Para dar maior apoio e incentivo aos estudos desses alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), através de iniciativa da Gerência Regional de Educação (GRE) de Cajazeiras, implementou o projeto Pulo do Gato, um curso preparatório para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – Encceja 2018, prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para quem busca uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental.

De acordo com Marcelo Borges, coordenador pedagógico da GRE Cajazeiras e idealizador do projeto, a iniciativa surgiu na tentativa de incentivar os alunos a buscarem a devida certificação. “Em 2015, quando ainda estava na Escola Municipal Adauto Pereira de Souza como coordenador pedagógico à noite, percebi muitos alunos com desejo grande de fazer cursos e concursos, mesmo ainda sem concluir os estudos. Por isso, pensamos em orientar os alunos, mostrando que existe a possibilidade de adiantar as séries atrasadas através do bom desempenho no Encceja. E foi pensando nesse desempenho, criamos o Pulo do Gato, esse curso preparatório, como um suporte aliado às rotinas da EJA regular”, explica.

Este é o segundo ano do Pulo do Gato e, desta vez, qualquer pessoa pode participar, desde que estejam inscritos no Encceja. Além disso, na primeira edição, as aulas foram realizadas apenas em uma escola da GRE Cajazeiras. No entanto, pensando em facilitar o deslocamento dos alunos, este ano, as aulas foram distribuídas em três polos base: Valéria, Cajazeiras e Estrada Velha, nas escolas municipais da Palestina, Elysio Athaide e Novo Marotinho, respectivamente. É isso o que explica a gerente regional Adenildes Lima. “No primeiro ano, as aulas eram apenas aos sábados pela manhã, em apenas uma das escolas da região. Com essa mudança, sabemos que vamos facilitar ainda mais a vida desses alunos, já damos o material didático, mas sabemos que muitas vezes a falta de dinheiro para pegar um transporte pode ser determinante para esse aluno seguir em frente ou não”.

Além de um módulo com questões de língua portuguesa, redação, ciências, geografia, matemática e história, os estudantes também receberam na aula inaugural um DVD produzido pela coordenação pedagógica da GRE, com videos relacionados aos assuntos da prova. A dona de casa Joane Lucia Teles, de 57 anos, aponta que, com o Pulo do Gato, pretende acelerar os estudos para concluir logo o segundo grau. “Tenho oito netos, quatro filhos e uma bisneta. Como sou viúva, fico boa parte do meu tempo em casa. Então estou unindo o útil ao agradável, ocupando a mente, ao mesmo tempo concluindo meus estudos para dar um bom exemplo para minha família, principalmente aos que estão chegando agora”, salienta a aluna que cursa o 6º ano da EJA e que está entre os mais de 100 inscritos no projeto Pulo do Gato.

Gilmar Aguiar, de 35 anos, também está cursando o 6º ano da EJA. Ele precisou trabalhar cedo, já que constituiu família aos 18 anos de idade. Agora, pretende concluir o ensino médio para tentar aprovação em um concurso público. “Meu sonho é fazer um concurso e trabalhar em alguma área da Prefeitura ou do Governo. Tive que parar muito cedo de estudar porque precisava trabalhar e a correria era esta: de dar o de melhor para meus filhos e minha esposa”. Segundo ele, essa é uma grande oportunidade de chegar onde almeja. “Essa é uma grande chance de adiantar meu lado e eu vou mergulhar de cabeça no projeto Pulo do Gato, para eu conseguir chegar onde quero”, comemora.

Alan Muniz, subprefeito de Cajazeiras, ressalta que acompanha o projeto desde o início e que vê na iniciativa a possibilidade de fortalecimento do cidadão dentro da sua comunidade. “O Pulo do Gato é maior do que o conteúdo pedagógico. Existe uma questão social envolvida, e por isso se torna algo atrativo para o cidadão. Essas pessoas não querem ser vistas como semianalfabetas ou analfabetas entre os seus. É uma questão de valor, de cidadania, do pertencimento, já que muitas delas tiveram grandes dificuldades para se manter nos estudos”, pontua.

Irene Sobral tem 25 anos e dois filhos. Ela parou de estudar aos 14 anos, na 4ª série e agora cursa o 5º ano do ensino fundamental na EJA. “Meu objetivo é concluir meu ensino médio, fazer meu curso de direito e dar um futuro melhor para os meus filhos. Vou me dedicar a esse projeto, porque preciso acelerar meus estudos, já que precisei parar de trabalhar porque não tenho quem tome conta dos meninos. Então, estou estudando à noite justamente pensando no nosso futuro, para tentar melhorar a nossa vida”.

A aplicação de provas do Encceja Nacional será em 5 de agosto (domingo); no dia 3 (sexta-feira), a GRE Cajazeiras já organiza um aulão para preparar os estudantes para a avaliação. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Mais informações estão disponíveis no portal.mec.gov.br.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Material de Construção em Cajazeiras lança Campanha de Ofertas; Veja

Localizado na Avenida Juscelino Kubitschek – Cajazeiras 11 em Cajazeiras 11, o Material de Construção Dois Irmãos, lançou no inicio no inicio do mês de maio a Campanha Promocional de Ofertas

Av. Juscelino Kubitschek – Cajazeiras 11

Segundo informações de um dos Gerentes da loja, a proposta é baixar o estoque oferecendo aos clientes qualidade com preço baixo. Com vários itens em oferta, a promoção vai até o dia 15 de junho.

Para que quiser conferir todas as ofertas e promoções basta Visitar o Showroom ou ligar para a Central de Atendimento: Tels 3302.5649 / 3238.2167

 

 

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Após 11 assaltos em um mês, taxistas evitam Castelo Branco

Segundo a Associação Geral dos Taxistas (AGT), foram 140 ocorrências de 1º de janeiro a 20 de maio em Salvador

A corrida é para Castelo Branco? Ultimamente, só essa informação já tem sido suficiente para deixar os taxistas com medo. Isso porque, dos 24 assaltos aos profissionais da categoria registrados em maio deste ano em Salvador, 11 foram no bairro. “Tenho temor de andar por lá até durante o dia. E se, por ventura, passar, só pego casal de idosos”, relata o taxista Milton Alves da Silva, 57 anos, vítima de assalto no bairro no dia 9. Ele foi roubado por duas mulheres e dois homens.

Segundo a Associação Geral dos Taxistas (AGT), só este ano já foram 140 ocorrências contra taxistas até a última segunda-feira (20) – em média, um caso por dia. Além de assaltos, a AGT também conta roubos de veículos, agressões, vandalismo e profissionais baleados. O mês campeão foi março – 43 casos. Depois de Castelo Branco, a AGT aponta Liberdade e Cidade Nova como bairros com mais assaltos.

“Já tivemos várias reuniões com o secretário da Segurança Pública e nada de solução. Ele prometeu o aumento das blitze e consequentemente abordagens aos táxis, mas o que a gente vê é isso, o aumento da violência desenfreadamente não só contra uma categoria, mas contra a sociedade”, afirma Ademilton Paim, presidente da AGT.

Em nota, a Polícia Militar informou que, desde janeiro, já abordou 44 mil táxis em blitze – só em maio, foram 6 mil abordagens. “A 47ª CIPM, responsável pelo policiamento na região, já intensificou as ações em Castelo Branco com abordagens preventivas, blitze itinerantes, inclusive com o apoio da Operação Apolo, e adotou outras estratégias de acordo com o estudo de ocorrências registradas”, diz a nota. Procurada para comentar os dados, a Polícia Civil não respondeu até o fechamento desta edição.

 Informações do Correio / (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Fala Cajazeiras é Aprovado no Programa de Parceria do YouTube

Com mais 310 mil visualizações e 560 mil minutos de exibição, o Canal do YouTube do Fala Cajazeiras passa ser Parceiro Oficial da maior plataforma de vídeo do mundo.

Após ser analisado por mais de 90 dias pela Equipe Técnica do YouTube, a redação do Fala Cajazeiras recebeu no final da tarde desta terça-feira (21) um e-mail com o comunicado Oficial do Youtube que o Canal que já conta com quase 3 mil inscritos foi aprovado para o Programa de Parceria do YouTube.

Para ser parceiro do YouTube não é uma missão fácil, é preciso muita dedicação, profissionalismo e principalmente qualidade técnica em todo material produzido e enviado para a plataforma do YouTube, sempre seguindo a regras da Plataforma.

…buscamos sempre produzir um conteúdo de alta qualidade técnica, e isso pesou na análise do YouTube para nos certificar como Parceiro Oficial, estamos alegres pois isso é reconhecimento da dedicação de toda a equipe.” Disse um dos diretores do Fala Cajazeiras

Acesse nosso Canal e Inscreva-se para ter acesso a conteúdos exclusivos CLICK AQUI

O Fala Cajazeiras vem se destacando ao logo dos anos, pelo ritmo de crescimento, com uma equipe altamente técnica os conteúdos produzidos são rigorosamente apurados antes de ser publicado, e isso tem feito a diferença na comunidade da Cajazeiras. Chegando a quase 2 Milhões de acessos  o Fala Cajazeiras foi homenageado recentemente na Câmara Municipal de Salvador na sessão Especial em homenagem ao Dia do Jornalista.

Faça um comentário
Continue Reading
Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região