Connect with us

CAJAZEIRAS E REGIÃO

‘Pulo do Gato’ prepara alunos da EJA em Cajazeiras para Exame Nacional de Certificação

Published

on

Passar em um concurso público, cursar uma faculdade ou simplesmente dar um futuro melhor aos filhos. Esses são apenas alguns dos sonhos dos educandos que tentam concluir os estudos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Educação de Salvador. Para dar maior apoio e incentivo aos estudos desses alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), através de iniciativa da Gerência Regional de Educação (GRE) de Cajazeiras, implementou o projeto Pulo do Gato, um curso preparatório para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – Encceja 2018, prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para quem busca uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental.

De acordo com Marcelo Borges, coordenador pedagógico da GRE Cajazeiras e idealizador do projeto, a iniciativa surgiu na tentativa de incentivar os alunos a buscarem a devida certificação. “Em 2015, quando ainda estava na Escola Municipal Adauto Pereira de Souza como coordenador pedagógico à noite, percebi muitos alunos com desejo grande de fazer cursos e concursos, mesmo ainda sem concluir os estudos. Por isso, pensamos em orientar os alunos, mostrando que existe a possibilidade de adiantar as séries atrasadas através do bom desempenho no Encceja. E foi pensando nesse desempenho, criamos o Pulo do Gato, esse curso preparatório, como um suporte aliado às rotinas da EJA regular”, explica.

Este é o segundo ano do Pulo do Gato e, desta vez, qualquer pessoa pode participar, desde que estejam inscritos no Encceja. Além disso, na primeira edição, as aulas foram realizadas apenas em uma escola da GRE Cajazeiras. No entanto, pensando em facilitar o deslocamento dos alunos, este ano, as aulas foram distribuídas em três polos base: Valéria, Cajazeiras e Estrada Velha, nas escolas municipais da Palestina, Elysio Athaide e Novo Marotinho, respectivamente. É isso o que explica a gerente regional Adenildes Lima. “No primeiro ano, as aulas eram apenas aos sábados pela manhã, em apenas uma das escolas da região. Com essa mudança, sabemos que vamos facilitar ainda mais a vida desses alunos, já damos o material didático, mas sabemos que muitas vezes a falta de dinheiro para pegar um transporte pode ser determinante para esse aluno seguir em frente ou não”.

Além de um módulo com questões de língua portuguesa, redação, ciências, geografia, matemática e história, os estudantes também receberam na aula inaugural um DVD produzido pela coordenação pedagógica da GRE, com videos relacionados aos assuntos da prova. A dona de casa Joane Lucia Teles, de 57 anos, aponta que, com o Pulo do Gato, pretende acelerar os estudos para concluir logo o segundo grau. “Tenho oito netos, quatro filhos e uma bisneta. Como sou viúva, fico boa parte do meu tempo em casa. Então estou unindo o útil ao agradável, ocupando a mente, ao mesmo tempo concluindo meus estudos para dar um bom exemplo para minha família, principalmente aos que estão chegando agora”, salienta a aluna que cursa o 6º ano da EJA e que está entre os mais de 100 inscritos no projeto Pulo do Gato.

Gilmar Aguiar, de 35 anos, também está cursando o 6º ano da EJA. Ele precisou trabalhar cedo, já que constituiu família aos 18 anos de idade. Agora, pretende concluir o ensino médio para tentar aprovação em um concurso público. “Meu sonho é fazer um concurso e trabalhar em alguma área da Prefeitura ou do Governo. Tive que parar muito cedo de estudar porque precisava trabalhar e a correria era esta: de dar o de melhor para meus filhos e minha esposa”. Segundo ele, essa é uma grande oportunidade de chegar onde almeja. “Essa é uma grande chance de adiantar meu lado e eu vou mergulhar de cabeça no projeto Pulo do Gato, para eu conseguir chegar onde quero”, comemora.

Alan Muniz, subprefeito de Cajazeiras, ressalta que acompanha o projeto desde o início e que vê na iniciativa a possibilidade de fortalecimento do cidadão dentro da sua comunidade. “O Pulo do Gato é maior do que o conteúdo pedagógico. Existe uma questão social envolvida, e por isso se torna algo atrativo para o cidadão. Essas pessoas não querem ser vistas como semianalfabetas ou analfabetas entre os seus. É uma questão de valor, de cidadania, do pertencimento, já que muitas delas tiveram grandes dificuldades para se manter nos estudos”, pontua.

Irene Sobral tem 25 anos e dois filhos. Ela parou de estudar aos 14 anos, na 4ª série e agora cursa o 5º ano do ensino fundamental na EJA. “Meu objetivo é concluir meu ensino médio, fazer meu curso de direito e dar um futuro melhor para os meus filhos. Vou me dedicar a esse projeto, porque preciso acelerar meus estudos, já que precisei parar de trabalhar porque não tenho quem tome conta dos meninos. Então, estou estudando à noite justamente pensando no nosso futuro, para tentar melhorar a nossa vida”.

A aplicação de provas do Encceja Nacional será em 5 de agosto (domingo); no dia 3 (sexta-feira), a GRE Cajazeiras já organiza um aulão para preparar os estudantes para a avaliação. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Mais informações estão disponíveis no portal.mec.gov.br.

Faça um comentário

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Hospital Municipal de Salvador intensifica oferta de mamografias

Published

on

A ação faz parte da campanha do Outubro Rosa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com atividades de prevenção ao câncer de mama que foram intensificadas desde o início do mês. Neste ano, a SMS disponibilizou 65 mil vagas para o procedimento, no entanto, apenas 25 mil foram preenchidas. O mutirão segue até o dia 15 de novembro de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.

“Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame”, alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno infantil da SMS.

Programação
 – Com o objetivo de realizar mais de 10 mil mamografias somente em Outubro, todas as 126 unidades básicas da rede e os Multicentros Vale das Pedrinhas, Carlos Gomes e Liberdade promoverão, nas quartas-feiras do mês, o “Dia D da Mulher”, sempre das 8h às 17h. Nessas ações, acontecerão mutirões de agendamentos de mamografia para a faixa etária risco (50 a 69 anos), exames preventivos e sala de espera com orientação de autoexames e distribuição de material educativo.

Já entre os dias 15 e 31 deste mês, os Multicentros Carlos Gomes e Liberdade vão funcionar em horário estendido, das 8h às 20h, além de abrirem aos sábados, das 8h às 13h, exclusivamente para realização de Ultrassonografia (USG) mamária e transvaginal. O Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário vai promover realização de mamografias nos dias 21 e 22 de outubro. No sábado (21), das 8h às 13h, haverá um passeio ciclístico das mulheres em parceria com o “Salvador Vai De Bike” para chamar atenção e sensibilizar a população acerca do tema.

Exame na rede municipal – A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 128 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem.

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Sebrae realiza de palestras gratuitas em Cajazeiras

Published

on

O Circuito Empresarial Sebrae chega a Cajazeiras no dia 26/10. Na ocasião, serão apresentadas palestras sobre a inovação e redes sociais para conquistar clientes. O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas por meio do site: www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br. Para mais informações, o Sebrae também disponibiliza o telefone: 0800 570 0800.

As vagas são limitadas e ofertadas em capacitações que acontecem nos bairros Ribeira, Pituba, Caminho das Árvores, Pau da Lima, Cabula, Barra, Periperi e Cajazeiras. O circuito começou na segunda-feira (15), no bairro de Itapuã. Há palestras também em cidades do interior da Bahia. Para saber quais, confira no site: www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br.

 

Vaja a programação em Cajazeiras:

Data: 26.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Sala de Cinema Cinesercla Cajazeiras
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

O evento se dividirá em dois momentos: primeiro, a palestra de um técnico do Sebrae, com o tema Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes. Depois, acontece a palestra principal sobre Vendas e Atendimento. Esta última será ministrada por Marcelo Ortega ou por William Caldas. Confira:

Programação Circuito Sebrae

Ribeira
Data: 16.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Quinta da Madragoa
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Pituba
Data: 17.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Auditório do Edifício Mundo Plaza
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Pau da Lima
Data: 18.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Espaço Ki-Festa Salão de Eventos
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com Marcelo Ortega

Cabula
Data: 23.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Sala do Cinema Cinépolis – Shopping Bela Vista
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Barra
Data: 24.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Associação Atlética
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com Alice Vargas, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Periperi
Data: 25.10
Horário: 18h30 às 22h
Local: Espaço Verde Esperança
Palestra/Palestrante: Inovação e Redes Sociais para Conquistar Clientes, com José Soares, e Vendas e Atendimento, com William Caldas

Cajazeiras

Faça um comentário
Continue Reading

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Três detentos fogem da Colônia Lafayete Coutinho em Castelo Branco

Published

on

Tres homens conseguiram fugir da Colônia Penal Lafaiete Coutinho, no bairro de Castelo Branco, Os três eram presidiários integrantes da Ala B, a fuga aconteceu neste sábado (13) por volta das 16h40, os homens conseguiram escapar escalando a guarita 4. a policia segue investigando o caso.

Faça um comentário
Continue Reading

publicidade

Advertisement

politica

segurança

BORA, BAHÊA!

PRA CIMA DELES LEÃO

Cajazeiras e Região