Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Vidas Negras Importam; Dia da Consciência Negra na Bahia

Publicado a

em

Foto: Reprodução Internet

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado e incluído no calendário escolar no ano de 2003, até ser oficial e nacionalmente instituído, mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país.

Hoje a data é um feriado facultativo. A responsabilidade para decidir se haverá ou não feriado no município é de cada câmara de vereadores, nos Estados onde não aderiram à lei.

Em Salvador, considerada a capital negra do Brasil, hoje não é feriado. Na Bahia, apenas Alagoinhas, Lauro de Freitas, Cruz Das Almas, Camaçari e Serrinha decretaram a data como feriado.

Lideranças do movimento negro da capital baiana foram contra o feriado, no passado, justificando que o feriado poderia transformar a data que tem a característica de luta política, para um mero dia de farra.

A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

É um dia considerado extremamente importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data levanta questões como racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, dentre outras coisas. Assim como traz a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

O município de Lauro de Freitas tem se destacado na luta por igualdade social, incluindo na matriz curricular de seus alunos, uma disciplina específica, desde o Ensino Fundamental I, sobre a cultura Afro-Brasileira e Indígena e a contribuição desses povos para o desenvolvimento da sociedade, auxiliando o aluno no desenvolvimento de sua identidade étnica e na força da representatividade.

A Secretaria da Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas (SEJU) é responsável por contribuir com a SEMED (Secretaria de Educação de Lauro de Freitas), orientando nas discussões sobre as temáticas que tangem ao negro, assim como os povos indígenas estimulando produções e atividades que revelem e exprimam o protagonismo destes sujeitos históricos ao longo de sua trajetória nos diferentes tempos e espaços onde foram abordados de forma unilateral e exclusivamente narrados a partir de perspectivas eurocêntricas que distorceram a natureza peculiar e sui generis destes povos e suas respectivas culturas.

“Educar é sempre uma experiência singular e que nos revela mais acerca de nossas próprias capacidades que das de outrem. Contudo, trabalhar para a Secretária de Educação de Lauro de Freitas – SEMED e atuar vinculado à SEJU – Secretária de Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas fizeram muita diferença em minha trajetória profissional. Graduado em história pela UFRB, mestrado pela mesma universidade com ênfase em história da África, da diáspora e dos povos indígenas eu pude aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidos na trajetória da minha formação e ver a própria secretaria me cobrar isso pela disciplina transversal, que obedece a lei 11.645. Tal lei implica em tornar obrigatórios o ensino de História e Cultura da África e dos povos originários do Brasil. Lauro de Freitas impressiona por institucionalizar a lei plasmada em uma disciplina específica que tem por objetivo corrigir os desvios históricos em relação às contribuições negras e indígenas visando equilibrar as relações de poder disponíveis dentro da escola. Tão oportunidade me fora única e, até aqui, incomparável”, relata o professor Wilson Badaró.

Wilson Badaró é aluno de Doutorado em História Social na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e professor da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no município de Lauro de Freitas.

Equivalente à SEJU de Lauro de Freitas, Salvador possui a Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) e o Governo da Bahia possui a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).

 

#VidasNegrasImportam #ConsciênciaNegra #Representatividade

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica