Conecte-se conosco

SAÚDE

Alta na mortalidade infantil por causa da pneumonia gera preocupação

Publicado a

em

Foto: Freepik

A pneumonia se tornou a maior causa de mortalidade infantil na Bahia.

Segundo dados coletados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a taxa de mortalidade infantil na Bahia subiu 341% de 2021 para 2022. Só no ano passado, de Janeiro a Dezembro, 53 crianças de 1 a 4 anos morreram vítimas da doença. Um total de 13,1% de 405 óbitos registrados ao longo do ano para essa faixa de idade.

Pneumologista acreditam que a principal causa para isso seja a volta da socialização após a pandemia que durou 2 anos e deixou as crianças reclusas tendo aulas remotas. A pneumonia está relacionada a vírus e bactérias e sua transmissão se dá através de tosse, espirro, saliva ou contato com objetos contaminados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) tem realizado campanha de multivacinação como estratégia de imunização, mas os resultados não são satisfatórios. No último fim de semana, a secretaria realizou o “Dia D de Multivacinação” mas ao todo apenas 490 doses de multivacinação + influenza foram aplicadas.

A vacina pneumocócica 10-valente (conjugada), que é indicada para a imunização de bebês e crianças de até 5 anos, é responsável pela prevenção de doenças como a pneumonia, meningite e otite- infecção e/ou inflamação nos ouvidos.

O imunizante está disponível em todas as 161 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Em 2020 a principal causa de morte de crianças era doenças por vírus.

Advertisement
Advertisement

politica