Conecte-se conosco

CAJAZEIRAS E REGIÃO

Grafite: Alunos de Cajazeiras e Águas Claras participam de Workshop

Publicado a

em

Foto: Allan de Amorim / Horizonte

Conectando arte, educação e responsabilidade social, o Projeto “Cores do Amanhã” realizou, nos dias 05 e 06 de setembro, a pintura de grafites em muros de duas escolas estaduais de Salvador (BA). Os alunos da C.E. Prof. Nelson de Barros, em Cajazeiras, e da C.E. Santa Rita de Cássia, no bairro Águas Claras, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista local Bigod, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística.

O “Cores do Amanhã” é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de Salvador (BA), professores das duas escolas participaram, em julho, de uma oficina sobre “Respeito às Diferenças”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. O projeto contou com a participação de 480 alunos e 37 professores, resultando em um total de 22 desenhos inscritos. O projeto Cores do Amanhã em Salvador tem o apoio do Instituto CCR na região da CCR Metrô Bahia, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Por meio de votação popular, uma arte de cada escola foi selecionada para o Dia do Grafite, quando as instituições tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras das alunas Beatriz da Silva Machado, da C.E. Prof. Nelson de Barros, e Iriane Mirele Iris de Jesus Oliveira, da C.E. Santa Rita de Cássia. Os grafites foram executados com a instrução dos vencedores e a orientação de Bigod, e contaram com a colaboração de seus colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte.

Alunos e professores estiveram engajados nas atividades durante os últimos meses, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. As paredes repletas de cores e sentimentos são o resultado desse trabalho em conjunto. 

A aluna Beatriz da Silva Machado, autora da arte vencedora na C.E. Prof. Nelson de Barros, ressalta como criou sua ilustração: “Eu tive a ideia de fazer esse desenho para mostrar a diferença de gênero entre um homem e uma mulher, e mostrar que não é só mulheres que gostam de flor, mas também homens podem gostar. Todos nós podemos gostar de flores, e todos nós temos liberdade de escolher do que nós queremos gostar. Isso foi a representação que eu quis fazer”.

Para a vencedora da C.E. Santa Rita de Cássia, Iriane Mirele Iris de Jesus Oliveira, um dos desafios foi imaginar e planejar um desenho que realmente a representasse e a toda a comunidade. “Pensei em várias ideias, mas o que tentei ao máximo representar foi a nossa identidade brasileira, o símbolo do LGBT, porque hoje é uma luta muito grande, e a representatividade negra. Tive vários aprendizados por trás dessa iniciativa, e hoje vendo esse resultado incrível, que eu acho que ficou melhor até do que o meu desenho, me deixa muito orgulhosa de mim e de todos os meus colegas que participaram desse projeto”, afirma.

 

Arte e Respeito

De acordo com a UNESCO, o Brasil possui uma enorme diversidade criativa de expressões culturais, e sua diversidade cultural pode ser uma questão central para o desenvolvimento de projetos no país, especialmente voltados para os Povos Indígenas e os Afrodescendentes. Ao abordar discussões sobre diversidade, igualdade, necessidades especiais, bullying e questões racial e de gênero, o Cores do Amanhã incentiva a criação de ações que promovam a gentileza à toda a comunidade.

O projeto Cores do Amanhã em Salvador tem o apoio do Instituto CCR na região da CCR Metrô Bahia, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.

 

 

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação e Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a Horizonte Educação e Comunicação  

Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições.  Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/

O maior Portal de Notícias e Entretenimento de Cajazeiras e região. O que você gostaria de saber "A gente mostra todo mundo vê"

Advertisement
Advertisement

politica